quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Como funciona uma rede de computadores


A rede de computadores primeira foi criada pela ARPA (Advanced Research Projects Agency), conhecida como ARPANET no final de 1960. rede de computadores é uma interligação de vários computadores, com a ajuda de alguns componentes da rede. Existem muitos tipos de redes, classificadas de acordo com a localização geográfica dos computadores e componentes de rede. O tipo de conexão usada para conectar os computadores e componentes de rede usados, decide o tipo de rede de computadores. Vamos entender como funciona um rede de computadores.

Componentes de rede em Rede de Computadores

* Cartões de Interface de Rede (NIC)

* Hubs

* Pontes

* Repetidores

* Switches

Tipos e Trabalho de Redes de Computadores

Vamos dar um breve relato de como funciona uma rede de computadores, de acordo com a classificação dos tipos de rede de computadores.

Localização Geográfica

LAN (Local Area Network)

Uma rede de área local (LAN) tem computadores interconectados, juntamente com alguns outros recursos, como, impressoras, modems, disquetes e discos rígidos. LAN é restrita a um edifício ou de um escritório ou pode ser uma rede residencial de ligar os computadores e recursos uns aos outros. Com a ajuda da rede de computadores na LAN, os recursos mencionados acima podem ser acessados ​​e compartilhados por todos os computadores da rede. O computador que gerencia e oferece esses recursos é chamado de um computador servidor.

MAN (Metropolitan Area Network)

A rede de área metropolitana é espalhada por uma área com diâmetro variando de 5 a 50 km. O homem não é propriedade de uma única organização, em vez disso, é uma interconexão de LANs muitos. A rede de área metropolitana tem muitas aplicações e pode formar muitas redes, como, a rede bancária, rede militar, a rede de corretores de ações e rede de reserva de linha aérea. Estas redes requer uma linha de concessão que é para ser tomada a partir de uma companhia telefónica. A velocidade da linha de dados varia de 2 Mbps e 600 Mbps. Algumas redes MAN apoiar o Protocolo de Internet (IP) e são chamados provedores de serviço de rede (NSP). O provedor de serviço de rede é a espinha dorsal da Internet Service Provider (ISP), que conecta todos os provedores. Normalmente, a internet é acessada a partir de um provedor de serviço de internet.

WAN (Wide Area Network)

A rede de área ampla liga todas as redes metropolitanas (MAN). A rede de área ampla é uma versão maior da rede de área local (LAN). Internet é um exemplo de uma rede de área ampla.

GAN (Global Area Network)

A rede global compreende todas as LANs sem fio e comunicação via satélite. O exemplo de rede de área global é rede global de banda larga (BGAN), que conecta toda a voz sem fios de banda larga e comunicação de dados sobre a terra.

Tipos de Conexão

Rede de Computadores com fio

Fios de pares trançados, cabos coaxiais e cabos de fibra óptica são usados ​​para conectar os computadores e outros componentes de rede em conjunto. Cabo de par trançado é um fio de telefone que é utilizado para conectar os computadores. Os cabos coaxiais são os fios da rede de TV a cabo utilizado para conectar a internet e, por sua vez a rede de computador. Na tecnologia de fibra óptica, de voz e de dados é transmitido sob a forma de luz.

Rede informática sem fios

A rede de computadores sem fio usa as tecnologias sem fio, como, comunicação por satélite, LAN sem fio e bluetooth. O satélite usa microondas para comunicar os dados e informações sobre a rede. LAN sem fio requer um roteador e um adaptador de rede.

Estes foram os tipos de redes de computadores ea resposta para a sua pergunta de como funciona uma rede de computadores. O funcionamento da rede de computadores depende do tamanho da rede e do tipo de ligação utilizado....

Nenhum comentário:

Postar um comentário